segunda-feira, 25 de abril de 2011

A ocupação do solo piauiense


A ocupação do solo piauiense, tem a ver com as do Ceará e Maranhão. A história dos primórdios da fixação do homem chamado civilizado nessa região é a mesma. Vejamos:

As Capitanias do Ceará e Piauí, doada a João Cardoso de Barros e Antonio Cardoso de Barros, ficaram abandonadas, e indefesas ante a ação de aventureiros franceses e holandeses. Assim, mais precisamente na região que compreende o extremo oriental do Ceará ao Delta do rio Parnaíba, as primeiras incursões nesses territórios, foram penetrações a partir das emborcaduras dos rios Timonha, Ubatuba, Camurupim, Portinho e Parnaíba, em direção à serra da Ibiapaba. Essas entradas, foram feitas por piratas e corsários europeus e tiveram o propósito único de exploração econômica através do contrabando de madeira de lei em comércio com os índios da região.

A partir de 1590, os franceses estabeleceram-se na serra da Ibiapaba, comandados por Bombille e Jacques Rifault, tinham a simpatia dos indígenas chefiados por Jeropasyaçu (Diabo Grande) e Irapoã (mel Redondo). A partir daí, a coroa portuguesa passou a se preocupar com esse início de ocupação, já que nesse tempo, os franceses tinham livre trânsito entre os nativos da região compreendida entre a serra da Ibiapaba e a Ilha do Maranhão. Então, a coroa portuguesa resolveu intervir e expulsar os franceses da região. A ordem para a jornada, foi dada pelo governador Diogo Botelho de Meneses, em Olinda, na reunião realizada em 21/03/1603, com o capitão-mor de Pernambuco, capitão-mor da Paraíba e o sargento-mor Diogo de Campos Moreno, com o objetivo de expulsar os franceses, investigar a existência de minas e descobrir a costa maranhense. Partindo ainda neste mesmo ano, essa missão guerreira comandada pelo açoreano Pero Coelho de Sousa, seguindo o rio Camocim, chegou a serra da Ibiapaba no início de 1604, após dominar os primeiros indígenas e aprisionar 10 franceses. Pretendia o mesmo chegar até a ilha do Maranhão, para expulsar outros franceses que lá estavam acantonados. Essa ação se esvaziou às margens do rio Punaré (Parnaíba), devido ao clima de insubordinação da tropa, face ao estado deplorável em que se encontravam como seres humanos. Após, a ocupação da Ilha do Maranhão pelos franceses sob o comando de Daniel de La Touche e Charles Des Vaux, e a expulsão dos mesmos, foi criado o Estado do Maranhão, instituído pelo Decreto Real de 13/06/1621, que compreendia os atuais estados do Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e Alto Amazonas, subordinado ao Governador Geral de São Luís do Maranhão. Assim, iniciou-se a ocupação ordenada dos estados do Piauí, Maranhão e Ceará.

Da série :ESTÓRIAS A RESPEITO DA HISTÓRIA DA PARNAÍBA

Por Vicente de Paula Araújo Silva “Potência”
Fonte: acesso343

Nenhum comentário:

Postar um comentário