sábado, 16 de abril de 2011

Monumento do encontro do rio Longá com Parnaíba será recuperado

O jornalista José Luiz de Carvalho, vice-presidente do IHAL - Instituto de História, Arte e Letras de Buriti dos Lopes esteve na tarde do dia 15 em Teresina com o médico José Itamar de Abreu Costa, diretor do ITACOR de Teresina e escritor José Itamar Costa membro da Academia de Letras do Vale do Longá para tratar da recuperação do momento em homenagem ao Encontro das Àguas do rio Longá com o Parnaíba localizado no povoado Barra do Longá , no município de Buriti dos Lopes.
(Itamar Costa)

Segundo José Luiz, o escritor Itamar Costa que é natural da cidade de Alto Longá, onde mantém um monumento na nascente do rio Longá, tem interesse na manutenção do momento de Buriti dos Lopes, o qual ajudou a construir. Itamar, autorizou que fosse feito um orçamento para a devida recuperação do momento de Buriti dos Lopes. José Luiz acrescentou que já tomou as primeiras providências no sentido da recuperação daquele marco histórico.
HISTÓRICO
No dia 24 de novembro de 2007, um pequeno monumento foi inaugurado por autoridades locais e representantes de entidades culturais e academias de Letras de algumas cidades vizinhas como Parnaíba, Alto Longá , Campo Maior, Piracuruca. O objetivo da reunião era chamar a atenção das autoridades e das pessoas de um modo geral para a necessidade da preservação daqueles rios, uma vez que ambos vem sofrendo os efeitos da degradação e assoreamento de seus leitos. No ano de 2009, aquele marco histórico foi vítima de ato de vandalismo que destruiu a sua placa de inscrições, onde havia uma mensagem alusiva aquele encontro de rios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário