quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Membros do IHAL Discutem o Futuro de Nossos Buritizais



Reuniram-se nesse sábado, 10 de setembro, na residência do Senhor Bernardo Lucas Mateus, os membros do Instituto de História Artes e Letras de Buriti dos Lopes – IHAL para deliberarem sobre questões relacionadas ao funcionamento da instituição.
Foi apresentada ao grupo uma carta do membro Candido Laurindo do Val Filho em que alega questões particulares e solicita seu afastamento permanente do instituo, foi decidido então por acatar o pedido do distinto sócio e a vacância de sua cadeira.



O Senhor Bernardo Lucas Mateus, dando continuidade a reunião, apresentou com toda alegria o Registro de nosso Estatuto, e solicitou para que fosse feita uma menção honrosa ao Chefe do Cartório de 1º Ofício, o Senhor Raimundo Nonato Alcântara de Sousa, por tê-lo feito sem dispensas ao instituto. Por aclamação foi decidido que o IHAL criará um prêmio, denominado Zezita Sampaio, pra homenagear buritienses que se destacam nas mais diversas áreas. Dentre os assuntos abordados o que mais gerou discussão foi a preocupação de todos ali presentes acerca da preservação de nosso brejo, foram apresentadas algumas sugestões de como proceder para despertar a o interesse da população para a problemática, falou-se em palestras, seminários e caminhadas. Os depoimentos sobre a situação atual da área de brejo, deixou a todos sensibilizados com a urgência da tomada de providencias, pois nas falas foi comentado que no ano de 2011 nenhuma palmeira de Buriti produziu frutos, o que evidencia a morte iminente de nosso símbolo maior.
Foi sugerido e acatado que a primeira ação a ser adota pelo grupo seria a composição de uma equipe para uma audiência com o Poder Executivo Municipal, nessa reunião deve ser levado ao conhecimento de nossa Prefeita a real situação de nossos buritizais e sugerir-lhe que o município faça a contratação de profissionais especializados para que seja feito um estudo que aponte as causas do problema, e principalmente, que medidas devem ser tomadas para salvarmos nossas palmeiras.

Por: Francisco Gildazio Silva(Portal Buritiense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário